top of page
Trees

Como O Projeto Nasceu

Há alguns meses, comecei a pensar em criar algum projeto ambiental que fizesse um grande impacto em regiões com um alto índice de desmatamento. Assim, passei a pesquisar sobre iniciativas que haviam sido desenvolvidas no mundo e me inspirei naquelas que haviam tido não só impactos locais, mas também globais. 

Adorei o trabalho desenvolvido pelo “Grow Trees”, um projeto na Índia que plantou mais de 5 milhões de árvores, e pensei em trazer esse conceito para o Brasil. 

Inicialmente, pensei em executar esse projeto na Amazônia por conta do desmatamento em massa no local que tem alertado todos nós. 

Mas, por questões de logística, tive a ideia de relocar o projeto para Teresina, Piauí, a terra natal da minha mãe. 

A partir daí, fomos desenvolvendo todo o conceito do projeto em torno da cidade. 

Passei aproximadamente 6 meses mapeando a área de Teresina com uma especialista arquiteta/urbanista, selecionando as áreas com maior falta de árvores e aprendendo bastante sobre o desconhecimento da população sobre quais árvores poderiam ser plantadas e quais danificariam o solo. 

Os principais objetivos do projeto são a plantação de árvores para reflorestar Teresina e também a conscientização da população sobre os impactos negativos do desmatamento e das queimadas. 

O reflorestamento não só é muito importante por conta do desmatamento em crescimento exponencial na região, mas também por conta do calor no local -  já que as árvores trazem sombras no entorno e protegem a população do contato direto com o sol. 

Essa é a versão um pouco resumida de como o projeto nasceu e, apesar de ser uma iniciativa local, acredito que contribuirá para tornar o mundo mais verde e sustentável e fazer com que as gerações que estão por vir desfrutem dessa natureza abundante. 

- Luiza Gutterres, Fundadora do Projeto Árvores Para O Amanhã. 

Todos os vídeos
Assista agora
bottom of page